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– Digão Rodrigo Lucas Petrangelo Fotografo profissional (Instagram dele clique aqui)
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Catálogo X LookBook
Muitas vezes há uma confusão entre os dois termos, afinal ambos são materiais de Merchandising, porém possuem algumas diferenças particulares: O catálogo costuma ter imagens do produto com informações de preço e modelos, geralmente com fotos que mostram a coleção de moda agregada ao lifestyle do público, no caso em ambientes externos ou até mesmo em estúdio. Sua principal função é contar uma história. Exemplos: Uma moça andando com sacolas de compra, um rapaz vestindo uma gravata em frente ao espelho,etc…
Já o LookBook vêm com a proposta de mostrar a atmosfera da coleção de um modo mais natural. Modelos vestem os looks para facilitar a visualização das peças no corpo e auxiliar clientes na escolha das melhores combinações para o dia-a-dia.
Dúvidas na hora de combinar peças e montar um look elaborado? O LookBook está aí para ajudar
- Imagem é tudo. Ter uma imagem certa e atraente causará uma boa impressão sobre seus produtos, sendo vital para seu Sucesso;
- O LookBook é o MAIOR responsável pelas vendas dos seus produtos;
- Seu custo não é exacerbado, e o ROI é garantido;
- Agrega valor à marca: O Look Book transmite a identidade da marca e causa identificação imediata com seu público-alvo;
- Conquista o consumidor pelo apelo fantasioso;
- Aumento da visibilidade em todos os canais: seu produto pode ser lincado a todas as Redes Sociais e E-commerce;
- Informa sobre as próximas tendências da estação, mantendo seu consumidor engajado;
- Indispensável para crescimento da marca no mercado da Moda;
- Com o fotógrafo e a equipe certa o sucesso do Lookbook é garantido.
Um Catalogo de moda tem como função divulgar uma ou mais marcas a partir de um conjunto de imagens e de um conceito. Descomplicando, um catalogo de moda nada mais é que várias fotos feitas dentro de uma mesma ideia, conceito, e com essas fotos divulga-se de maneira artística e mais inconsciente as marcas que fizeram parte da produção do ambiente e/ou dos looks dos modelos.
Além da função comercial(vender a marca), os catalogos têm a função de transformar as revistas em algo mais dinâmico. Serve como uma grande fonte de inspiração para novas produções e catálogos de moda.
Sendo assim, é um dos mais poderosos instrumentos de divulgação no mundo da moda. Através do artístico e conceitual ele mostra novas tendências.
Para desenvolver um editorial sem erro é necessário um grupo de profissionais. É preciso ter:
Produtor: normalmente é quem coordena todo o grupo e escolhe as pessoas das outras funções. Ele deve criar o conceito, encontrar as locações, fazer as autorizações, escolher as modelos, vasculhar brechós e lojas para conseguir as peças necessárias e ainda mais os acessórios.
Editor de Revista/Jornal/Site: como representante do meio onde será veiculado o editorial ele é responsável em averiguar se os critérios e/ou regras da revista, jornal ou até mesmo site estão sendo empregados no conceito e em toda a arte. Ele sustenta os interesses do meio de veiculação, se o meio possui um padrão de arte ou cores e o editorial não sair conforme tudo isso, quem irá responder por isso será ele.
Fotógrafos: devem se envolver e interagir com o conceito de uma maneira profunda, afinal são eles que devem transmitir através das lentes, ângulos, cores e dos jogos de luzes o que o Produtor definiu.
Editor de Imagem: muitas vezes é o próprio fotógrafo que edita as suas fotos, mas alguns fotógrafos possuem em sua equipe interna um Editor de Imagem. Ele irá tratar e deixar todas as fotos perfeitas e em plena condição para a montagem dos materiais. Eles arrumam o enquadramento, cores das fotos, corrigem toda a pele, retiram parte da paisagem que não seja desejada, resumindo, ele deixa a foto perfeita, é o super star do Photoshop.
Styling: responsável por pegar as peças escolhidas pelo Produtor e montar looks lindos, harmônicos e diferentes, tudo isso dentro do conceito determinado e das tendências atuais.
Make/Hair: o responsável da maquiagem e dos penteados pode ser a mesma pessoa, ou dividir as funções entre pessoa distintas, mas tudo isso é imprescindível para a produção.
Assistente de Produção e Fotografia: É o Severino da equipe, ou seja, é ele quem corre atrás das soluções se algo der errado. Enquanto o Produtor tem a ideia da solução, muitas vezes quem corre atrás dos parâmetros para poder “fazer” a solução é ele. É claro que ele pode ficar responsável por outras funções, até mesmo as mais complexas caso seja um assistente bom e experiente. As responsabilidades do cenário, por exemplo, podem ser todinha deles.
Depois da equipe montada, é a partir de uma reunião que o conceito é definido, o produtor ou até mesmo o editor pode aparecer com algum conceito já definido, algo temático que faça parte de um contexto do meio de veiculação, porém as reuniões para discutir e amadurecer as ideias são cada vez mais frequentes.
Tendo em vista o conceito inicia-se as pesquisas de referência, elas podem se basear em desfiles, catálogos de moda, coleções internacionais, vitrines, livros, filmes, músicas, outros editoriais, tudo que esteja de alguma forma relacionada à moda. As pesquisas de poses, luz, cores, penteados, maquiagem e seqüência de fotos podem já serem definidos paralelamente a esta, ou ser feita após o conceito ter imagens mais definidas.
Passando essa etapa é hora de ir à caça das modelos, acessórios e das peças que possam montar os looks que constituirão o conceito e o cenário. As modelos devem ter perfis que acrescentem e encaixem perfeitamente com a ideia, pois em um conceito super tropical utilizar uma japonesa com roupa medieval não cairia muito bem, não? A não ser que o conceito seja totalmente lúdico.
O cenário é uma parte muito importante, e não pode ser esquecido. Muitas vezes os editoriais são feitos em cenários já prontos como praias, castelos, casarões, matas, porém, algumas vezes eles precisam ser montados, ou pelo menos precisa-se acrescentar elementos a estes ambientes para que não fiquem muito singelos ou normais.
Make e hair também já devem ter suas referencias separadas e anexadas a cada cena e pose.
Tudo organizado e pronto? É hora do show!
Veja alguns trabalhos voltados a catalogo de moda que o Studio Petrangelo trabalhou:
Fotógrafo de catalogo de moda Digão Rodrigo Lucas Petrangelo Fotografo profissional (Instagram dele clique aqui)
Fotografo para catalogo de moda Digão Rodrigo Lucas Petrangelo Fotografo profissional (Instagram dele clique aqui)
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