O que é Taxa de Conversão e como calcular?
Calcular a taxa de conversão do seu site é simples: ela é a relação entre o número de visitas do seu site e o número de ações realizadas. Quando falo “ações”, me refiro às ações que você quer que o visitante desempenhe no site – lembrando que converter um visitante, é, simplesmente, fazer com que ele cumpra uma determinada ação, dentro do seu site, que tenha valor para o seu negócio: se tornar um lead de venda, entrar em contato, comprar, entre outros.
Para deixar mais claro, aí vai um exemplo: digamos que o seu site tenha 100 visitas em um dia e que destas, 5 realizam uma compra. Já que 5 dos 100 visitantes comparam, sua taxa de conversão é de 5%.
A taxa de conversão mostra o real desempenho do seu site
Por ser em percentual, a sua taxa de conversão é um índice muito mais confiável do que os resultados em si. Não parece, mas “números inteiros” podem enganar bastante, quer ver? Vamos supor que durante o ano você alcance uma média de 150 vendas mensais, mas no mês de dezembro, você consegue realizar 300 vendas pelo seu site graças ao Natal. Pergunta de vestibular: Isso significa que você sua campanha teve um melhor desempenho neste período do que em tudo o ano? E a resposta é… depende.
Depende porque a taxa de conversão não leva em consideração somente as vendas, mas está relacionada também ao número de visitas do site. Por exemplo: durante o ano a sua média de visitas é de 2000 e no mês de dezembro esse número subiu pra 5000 visitas. Calculando a taxa de conversão, teremos:
- Dezembro: 300/5000 = 0,06 x 100 = 6%
- Outros meses: 150/2000 = 0,075 = 7,5%
Ou seja, apesar de apresentar um maior número de vendas, dezembro teve um desempenho menor do que os outros meses do ano. A lógica é a seguinte: mais acesso gera, consequentemente, mais vendas. Por isso é preciso analisar bem os resultados antes de tirar conclusões. Percebe como a eficiência dos seus esforços de marketing ficam mais claros com o cálculo da taxa de conversão?
A taxa de conversão dos acessos diretos
Os acessos diretos são aqueles em que o usuário digita o endereço do meu site diretamente na aba do navegador. O ideal é que esta seja a sua maior taxa de conversão, porque ela é formada pelas pessoas que tem maior chance de converter, já que conhecem o seu site ou produto.
A taxa de conversão das visitas por buscas orgânicas
São aquelas pessoas que encontram o seu site através de pesquisas no Google.
Antes de mais nada, nós precisamos diferenciar dois tipos diferentes de pesquisa: uma é do grupo de pessoas que usam a sua marca (ou até o endereço do seu site) como palavra-chave, e o outro é do grupo de pessoas que usaram outras palavras-chave para te encontrar.
O primeiro grupo, tem um comportamento muito parecido com os visitantes de acesso direto, porque quem busca a sua marca no Google com certeza já te conhece. Por isso, taxa de conversão desses dois deve ser similar, já que a probabilidade de compra também é maior.
A taxa de conversão dos acessos orgânicos feitos por outras palavras-chave será naturalmente menor, porque este é um público que provavelmente não conhece a sua marca, e mais dificilmente estará disposto a realizar uma compra.
Uma forma de melhorar a taxa de conversão de acessos orgânicos com palavras-chave que não usem sua marca, é melhorando o SEO do seu site. Esse tipo de acesso depende (bastante) do seu posicionamento nos mecanismos de busca. Converse com um profissional de SEO de sua confiança sobre essa taxa de conversão para que o trabalho seja feito com base nessa meta.
Taxa de conversão de mídia online
Essa é a melhor maneira de medir o desempenho das suas campanhas para poder otimiza-las. A taxa de conversão indicará quais meios estão dando maior ou menor resultado. Com base nisso, você poderá decidir se aumentará o investimento nas mídias que geram mais conversões ou se trabalha na otimização das campanhas com desempenho mais baixo. No último caso, não se preocupe se mesmo assim a sua taxa não aumentar rapidamente, pois os resultados não costumam ser tão imediatos. Uma campanha de Adwords, por exemplo, leva em média 6 meses até alcançar uma taxa de conversão de 1%. Então tenha paciência.
Qual deve ser a minha taxa de conversão?
Definir a sua meta não é um processo de fora pra dentro, mas de dentro pra fora. O que quero dizer é que não dá para dizer qual deve ser a sua meta de conversão sem estudar o seu site, os objetivos de conversão e o cenário em que ele está inserido. Cada caso é um caso. Não dá para dizer simplesmente que uma taxa de conversão boa para e-commerce é 3% – até é, mas isso não significa que se você tiver uma loja virtual com taxa de conversão de 0,8%, você tem uma taxa ruim – pois é preciso analisar o contexto.
Mas há uma forma de definir uma meta pra você. O primeiro passo é encontrar a taxa de conversão média do seu site. Comece calculando a sua média geral em um ano. Divida todas as conversões realizadas pelo número total de visitas que aconteceram no mesmo período para encontrar sua taxa de conversão anual. Depois, faça o mesmo com cada origem (acessos diretos, buscas orgânicas e cada mídia). Pronto. A sua meta inicial pode ser fazer com que cada mídia alcance a sua taxa de conversão média.